Atribuições do Apoio Pedagógico à Educação Inclusiva (APEI)

CONHEÇA ALGUMAS DE NOSSAS ATRIBUIÇÕES:

I- Elaborar e implementar ações de acolhimento e acompanhamento pedagógico preferencialmente para estudantes público alvo da Educação Especial;

II- Elaborar e executar projetos e programas de pesquisa /ensino/ extensão de apoio acadêmico;

III – Prestar apoio pedagógico aos Colegiados de Cursos de graduação e pós-graduação da UENP.

IV- Promover atividades como cursos e eventos para formação continuada de recursos humanos da instituição e da comunidade externa na área da Educação Inclusiva.

V- Elaborar e divulgar materiais de orientação à comunidade interna e externa referentes a Educação Inclusiva em diferentes meios de comunicação (mídias sociais, eventos científicos, feiras de profissões e na página oficial da universidade);

VI- Realizar e divulgar ações que promovam a visibilidade da educação inclusiva na comunidade interna e externa.

VIII- Apoiar, quando necessário, a comissão organizadora dos processos seletivos de ingresso na UENP, para a promoção de atendimento especial do público alvo da Educação Especial.

IX- Identificar e solicitar às instâncias pertinentes a aquisição de tecnologia assistiva, materiais e equipamentos de acessibilidade, bem como a remoção de barreiras arquitetônicas, de locomoção, mobiliários, entre outras.

X – Contribuir e propor ações que fortaleçam o protagonismo e o pertencimento do(a) estudante à Universidade;

XI – Reunir com outros setores da UENP para articular a proposição / implementação de políticas públicas de educação inclusiva na universidade.

XII- Buscar espaços de representação em conselhos municipais e no fórum de educação especial das instituições estaduais de educação superior do Paraná.

XIII- Elaborar junto aos representantes de cada campus o plano de trabalho a ser realizado anualmente;

XIV- Organizar e enviar relatórios à Coordenação Geral do NAE sobre as atividades desenvolvidas pelo APEI de seu campus, anualmente e sempre que for solicitado;

XV – Reunir-se periodicamente com os representantes do APEI e/ou outros setores do NAE para planejamento, alinhamento e avaliações internas de ações.